Skip to Content

O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão

As picadas de mosquitos são desconfortáveis. Aqui explicamos como se proteger contra picada de inseto inchaço e vermelhidão e o que fazer.

O Verão é a altura dos mosquitos. Se gosta de estar ao ar livre ou manter as janelas abertas nas noites quentes, precisa de saber como proteger-se. Os mosquitos não são apenas irritantes, podem ser perigosos e transmitir doenças graves. São denominados de vetores que podem transmitir vírus ou parasitas ao hospedeiro durante a ingestão do seu sangue. Um vetor é definido como organismos vivos que podem transmitir patógenos de uma pessoa infetada para outra.

As doenças transmitidas por mosquitos podem incluir:

  • Febre da malária
  • Dengue
  • Zika
  • Nilo Ocidental
  • Chikungunya

Não existe uma vacina contra estas doenças, apenas medicamentos profiláticos ou para aliviar sintomas. Como quase metade da população mundial está em risco de contrair pelo menos uma destas doenças e, com o aumento da sua propagação devido às alterações climáticas e globalização, é fundamental aumentar a consciencialização sobre o risco de doenças transmitidas por mosquitos e como se proteger contra as suas picadas.

O que acontece durante a picada de inseto, inchaço e vermelhidão e o que fazer

Os mosquitos usam a sua probóscide para penetrar na pele do hospedeiro e sugar o seu sangue, enquanto injetam saliva anticoagulante para manter o sangue a fluir e ajudar na absorção. Um mosquito consegue beber até três vezes o seu peso em sangue.

O sistema imunitário do hospedeiro identifica a saliva injetada pela fêmea como hostil, fazendo com que o sistema liberte recetores de histamina. A histamina desencadeia uma reação alérgica que causa a sensação de inchaço e comichão. Por norma, estas picadas são inofensivas, mas podem desencadear reações alérgicas, inflamações e até a propagação de doenças. Daí ser tão importante proteger-se contra os mosquitos e as suas picadas.

Medidas para o controlo de vetores e prevenção de picadas de mosquito

  1. Verificar se as casas, jardins e espaços comuns não são atrativos para os mosquitos. Isto significa remover possíveis locais de reprodução, como água parada (em poças, barris de chuva ou calhas), a fim de limitar o crescimento de novas gerações de mosquitos.
  2. Evitar estar ao ar livre durante os horários considerados de pico para as picadas ocorrerem: ao anoitecer e amanhecer. No entanto, quando está ao ar livre, é recomendável utilizar roupas que limitem a exposição da pele aos mosquitos. Como os mosquitos preferem áreas escuras, certifique-se de que as suas roupas são claras. Adicionalmente, estas devem ficar largas e não justas ao corpo. Caso contrário, os mosquitos poderão conseguir picar através dos tecidos.

Finalmente, se quiser ter um papel mais ativo na sua proteção e da sua família contra os mosquitos, pode usar repelentes para a pele enquanto estiver ao ar livre, e aerossóis ou difusores elétricos da Insectia quando estiver dentro de casa, como o difusor Dum Dum Elétrico Melgas e Mosquitos. Os aerossóis, como Dum Dum Max Sensitive, podem ser usados para uma ação imediata quando precisa de eliminar aquele mosquito que o mantém acordado durante a noite devido ao seu zumbido. E os difusores elétricos são uma ótima solução para eliminar tanto aqueles que consegue ver, como os que não consegue – desta forma, não precisa de procurar os mosquitos durante a noite.

Descubra mais sobre picadas de inseto, inchaço e vermelhidão e o que fazer e soluções para o interior e para o exterior nas nossas páginas de produto e declare a sua vida livre de mosquitos!

Productos recomendados

Também lhe poderá interessar

  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 1)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 1)
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 1)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 1)
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito