História do Dia Mundial do Mosquito

20 de Agosto, Dia Mundial do Mosquito

Todos os anos, no dia 20 de agosto, o Dia Mundial do Mosquito é celebrado em todo o mundo. Talvez se perguntem, porquê celebrar mosquitos? Na verdade, esta celebração é dedicada ao médico britânico e vencedor do Prémio Nobel, Sr. Ronald Ross. No dia 20 de agosto de 1897, o bacteriologista e médico britânico descobriu que os mosquitos fêmea são responsáveis pela transmissão da doença infeciosa malária entre os humanos. Após a sua descoberta, o próprio Ross declarou esse dia como o Dia Mundial do Mosquito. E desde então, a cada dia 20 de agosto, o mundo relembra a sua contribuição e aumenta a consciencialização sobre doenças transmitidas por mosquitos durante o Dia Mundial do Mosquito.

 

VAMOS COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO MOSQUITO

Ronald Ross, nascido em Almora, na Índia, começou a trabalhar com a malária em 1892, aos 35 anos. O seu principal objetivo era encontrar formas de impedir a propagação da doença tropical com sintomas semelhantes aos da gripe. Para tal, teve de confirmar a sua hipótese de que a doença é transmitida entre as pessoas pelos mosquitos. Após cerca de cinco anos, foi capaz de estabelecer uma conexão: ele identificou o género de mosquito Anopheles como o portador da malária. Além disso, o vencedor do Prémio Nobel fez muitas outras descobertas sobre a epidemiologia e maneiras de proteção contra a transmissão da malária.

 

MORTES EVITÁVEIS

A sua descoberta em 1897 lançou as bases para uma compreensão abrangente do papel mortal que os mosquitos desempenham na propagação da malária e outras doenças. Nos últimos anos, a globalização, urbanização acelerada, bem como as alterações climáticas, influenciam significativamente a propagação de insetos, como os mosquitos, que podem transmitir doenças. Em todo o mundo, mil milhões de casos são registados todos os anos e mais de 1 milhão de pessoas morreram como resultado de doenças transmitidas por insetos, como Malária, Dengue, Febre amarela e Zika. Não existe uma vacina disponível para muitas dessas doenças, portanto, a prevenção é a melhor medida de proteção. É por isso que o Dia Mundial do Mosquito é uma oportunidade importante para consciencializar as pessoas sobre o perigo das doenças transmitidas por mosquitos. Declare a sua vida livre de mosquitos com as nossas soluções seguras e eficazes para o ajudar a proteger-se a si e à sua família, dos insetos dentro e fora de casa.

Produtos recomendados

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)