Skip to Content

Traça dos alimentos

Descrição

A traça-indiana-da-farinha (Plodia interpunctella), também conhecida popularmente como traça-dos-cereais, é um inseto lepidóptero, originário da Europa e que agora está espalhado por todo o mundo. As larvas são brancas ou rosadas e alimentam-se de grãos e produtos derivados, tais como frutos secos, sementes, bolachas, nozes, leite em pó, chocolate, arranjos de flores secas, etc. 

Especiarias, sementes para aves e comida para cão que contenha carne e cereais são outras fontes de alimento para esta espécie. A teia (semelhante a uma teia-de-aranha) em recipientes de alimentos secos, como os mencionados em cima, significa a presença de uma infestação. O inseto adulto tem dois terços da parte inferior das asas em cor bronze e outo terço é cinza amarelado. Mede cerca de 16-20 mm. A larva é esbranquiçada com a cabeça castanha e pode alcançar 12 mm quando atinge a idade madura.

 

Ciclo de Vida

A traça dos alimentos fêmea pode produzir entre 60 a 400 ovos numa área com alimentos. Os ovos são normalmente inferiores a 0,5 mm e não pegajosos. Num intervalo de tempo, que pode variar entre 2 dias e 2 semanas, os ovos eclodem e convertem-se em larvas brancas com a cabeça castanha. Finalmente, a traça passa à fase adulta , tornando-se num inseto com asas , com 8/10mm de largura e 16/20mm de comprimento.

 

Saiba mais!

A traça reproduz-se em casa, ao longo do ano, onde a temperatura ambiente estável favorece o seu desenvolvimento. A fêmea geralmente começa a pôr os ovos cerca de três dias após se tornar adulta e pode colocar cerca de 200 e 400 ovos, num período que pode ir de 1 a 18 dias. Quando nascem as larvas, começam a dispersar rapidamente. Em poucas horas atacam os alimentos e as rações para animais, produzindo uma teia, em forma de funil de proteção, com seda e excrementos secos. Têm uma alta capacidade de infestação muito rápida  e podem tirar partido de uma grande diversidade de alimentos muito comuns nos armários  de casa: arroz, massa, farinha, bolachas ... Além disso, as traças podem entrar em lugares muito bem selados, incluindo sacos lacrados e recipientes tipo Tupperware.

 

Conselhos práticos

  • Examine os alimentos tais como farinha, cereais ou frutas com frequência. 
  • Compre alimentos secos para uma só utilização, para evitar armazenamento a longo prazo. 
  • Use recipientes de comida à prova de insetos. Guarde alguns alimentos sensíveis  às traças no frigorífico ou no congelador. 
  • Use pacotes de alimentos  que tem armazenados há mais tempo. 
  • Eliminar as fontes de alimentos suspeitos de estarem infetados: retirar todos os grãos (cereais, pão, arroz, etc.), especiarias, frutas secas (passas, ameixas, etc.) e qualquer outro alimento que não esteja num recipiente  hermeticamente fechado. 
  • Uma vez que a praga é muito difícil de remover, elimine qualquer alimento suspeito.
Calendar Mosquito
Calendário

Produtos recomendados

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)