Skip to Content

Perguntas frequentes

Há insetos durante todo o ano?

A presença de insetos depende em grande medida do tempo e do clima. Regra geral, os insetos mais adaptáveis, por exemplo, as traças, são mais estáveis e podem ser encontrados durante todo o ano, apesar de poderem ser bastante inativos durante os meses de inverno (de novembro a fevereiro). Por sua vez, os insetos voadores (principalmente as moscas e os mosquitos) aparecem principalmente na primavera e no verão e, por vezes, nos meses de outono quente.

 

Até que ponto o nível de limpeza da casa influencia a presença de insetos?

Muitos insetos são atraídos ou alimentam-se de restos de comida, matéria orgânica em decomposição ou excrementos. Assim, apesar de a presença destes elementos não resultar automaticamente numa invasão de insetos, esta facilita o seu estabelecimento e o crescimento da sua população. Portanto, é muito importante manter a casa limpa para controlar os insetos.

 

Os repelentes são eficazes contra os melgas e mosquitos tigre?

Sim. Todos os produtos Dum Dum desenvolvidos para eliminar mosquitos ou tomar medidas preventivas são eficazes contra o melgas e mosquitos tigre.

 

Além da utilização de inseticidas para erradicar ou prevenir a presença de insetos, que medidas básicas posso tomar em casa?

  • Tente remover possíveis fontes de alimento (migalhas, gordura, etc.).
  • Não deixe pratos nem talheres por lavar.
  • Mantenha os alimentos em recipientes seguros e selados.
  • Se tiver animais de estimação, trate-os contra pulgas e carraças e mantenha o ambiente deles limpo.
  • Use inseticidas de forma racional para prevenção. Tome medidas para eliminar insetos antes de entrarem na sua casa, sempre que verificar que são uma ameaça.
  • Mantenha os contentores do lixo fechados ou utilize sacos resistentes bem fechados.
  • Remova contentores que possam acumular água para eliminar potenciais zonas de reprodução de mosquitos.
     

Tenho alergias. Posso utilizar inseticidas Dum Dum?

Todos os nossos inseticidas cumprem os requisitos legais em vigor em todos os países onde estamos presentes. No Reino Unido e na Irlanda, os nossos produtos estão abrangidos pelos registos HSE e PCS. Contudo, se sofrer de alergias ou se tiver dúvidas sobre este assunto, recomendamos consultar um médico.

 

Que diferenças existem entre os vários sistemas de inseticidas?

Em alguns casos, utiliza-se um isco misturado com o inseticida; enquanto que noutros são utilizadas feromonas que atraem o inseto para que este se alimente do produto e seja envenenado. Os aerossóis libertam grandes gotas de inseticida, que humedecem o inseto, fazendo com que o inseticida entre rapidamente no corpo do inseto através da cutícula e do sistema respiratório, matando-o quase de imediato. Ainda, há opções de sistemas que não emitem inseticidas para o ambiente.

 

Onde posso comprar inseticidas?

Os inseticidas Dum Dum são vendidos na maioria dos supermercados e das drogarias. Consoante a loja e respetiva dimensão, pode encontrar a maior parte da nossa gama.

 

Devo usar luvas ao manusear os inseticidas?

Todos os nossos inseticidas foram especificamente concebidos e registados para uso doméstico. Por conseguinte, não é necessário utilizar equipamento de proteção individual, incluindo luvas, ao manusear o produto. No entanto, recomendamos sempre lavar as mãos caso estas tenham entrado em contacto com o inseticida. Em geral, deve evitar o contacto com os olhos, a pele e as membranas mucosas.

 

Há formatos mais eficazes do que outros? Em que situações? Quais são as diferenças?

Todos os nossos produtos são eficazes e foram testados. Consoante o problema ou o inseto, alguns produtos são mais adequados do que outros. Visite as nossas páginas de produtos para obter recomendações relativamente a produtos específicos.

 

Se eu vir o inseto, é preferível utilizar formatos elétricos ou aerossóis?

Se se tratar de um caso isolado, pode utilizar o aerossol, pois o inseticida penetrará diretamente no inseto através da cutícula e do sistema respiratório, provocando uma morte rápida. Contudo, se se tratar de um problema recorrente, é preferível utilizar um formato de armadilha, pois solucionará o problema de forma contínua.

 

Há produtos mais adequados para prevenção e outros mais adequados para matar?

Todos os nossos inseticidas foram testados e combinam as funções de prevenção e erradicação de insetos, embora, em alguns casos, uma das duas funções esteja mais desenvolvida. Os aerossóis são mais diretos, sendo utilizados com mais frequência para erradicar os insetos quando estes já estão presentes. Os produtos que funcionam como armadilha são mais indicados para a prevenção, utilizando iscos para que o inseto ingira o veneno e morra quando existir.

 

É prejudicial para a minha saúde utilizar inseticidas na divisão onde me encontro?

Todos os nossos inseticidas foram concebidos e aprovados para serem utilizados em divisões onde se encontram pessoas. Para evitar uma exposição excessiva desnecessária, deve ler e seguir sempre as instruções de utilização indicadas no rótulo do produto. Desta forma, pode certificar-se de que não está exposto aos perigos.

 

Os inseticidas em formato de aerossol são mais prejudiciais do que os outros?

Graças às funcionalidades técnicas dos aerossóis, não é necessário muito tempo para que a névoa de inseticida criada imediatamente após a pulverização se dissolva e seja distribuída pela divisão. Por conseguinte, para evitar uma exposição desnecessária, recomenda-se não entrar na divisão imediatamente após a pulverização do produto. Além disso, o aerossol não é mais prejudicial do que os outros formatos de inseticida.

 

Os inseticidas podem ser utilizados para controlar pragas nos nossos animais de estimação? E nas nossas plantas?

Nunca utilize inseticidas domésticos para fins diferentes dos fins para os quais os inseticidas foram autorizados e que se encontram especificados no rótulo do produto. Os animais de estimação e as plantas não sofrem consequências nocivas se as instruções de utilização forem seguidas. Contudo, existem consequências nocivas para as plantas e os animais de estimação se o inseticida lhes for aplicado diretamente.

 

Devo desligar e retirar os aparelhos domésticos da tomada quando utilizar inseticidas devido a um risco de ingredientes inflamáveis?

Não é necessário desligar os aparelhos elétricos. Leia as instruções e precauções dos aerossóis. Os aerossóis nunca deverão ser utilizados perto de chamas ou fontes de calor excessivo.

 

O que devo fazer se pulverizar acidentalmente o inseticida sobre os alimentos?

Como medida de prevenção, é sempre preferível deitar fora os alimentos, tal como faria se qualquer produto de limpeza doméstica ou de higiene pessoal, por exemplo, sabonete, perfumes, lixívia, detergentes, etc., caísse na comida.

 

Qual é o formato de inseticida menos nocivo para o ambiente?

Os inseticidas Dum Dum foram concebidos para terem um impacto ambiental mínimo. Cada produto é formulado com componentes que minimizam o risco de prejudicar o ambiente, caso seja utilizado de acordo com as instruções de utilização. Os aerossóis não contêm fréons nem clorofluorocarbonos (CFC). Por conseguinte, os nossos aerossóis não danificam a camada de ozono.

Produtos recomendados

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)