Saiba mais!
A mosca doméstica tem hábitos muito pouco higiénicos: desde logo, deposita os ovos em fezes frescas de animais ou em matéria orgânica em decomposição. Destes ovos saem larvas que se alimentam das mesmas substâncias. Nesta fase, procuram um lugar fresco e seco onde a pupa se transforma nas moscas que todos conhecemos: insetos cinzentos com um tamanho médio de 6 mm e que podem viver até um máximo de 40 dias.
As moscas tornam-se ativas com a luz, seja esta natural ou artificial. De noite, com as luzes apagadas, mantêm-se quietas no interior das casas, em lugares próximos daqueles onde encontram alimentação e depositam os ovos. Todavia, com luz, passam a maior parte do tempo em movimento, procurando água e comida.
As moscas alimentam-se de fezes, lixo, fruta em decomposição, entre outros detritos orgânicos. O processo de alimentação das moscas passa por regurgitar nos alimentos de forma a dissolvê-los e absorve-los imediatamente – as manchas de cor amarelada que deixam nos alimentos são devidas a este processo.
Os hábitos das moscas são preocupantes porque acarretam uma grande quantidade de bactérias que estas depositam na comida. Em alguns países, as moscas podem transmitir doenças ao ser humano, como a febre amarela, dengue, elefantíase, cólera, entre outras.
Por outro lado, as moscas são úteis ao meio ambiente reciclando o lixo de origem vegetal ou animal, um processo vital para o Planeta.