Skip to Content

Doenças transmitidas por Vetores

Os mosquitos como perigosos transmissores

Com o início do Verão, os dias estão finalmente a ficar mais longos e mais quentes. No entanto, com o aumento das temperaturas, há também um aumento do número de insetos desagradáveis à nossa volta. Muitos já passaram uma noite sem dormir à procura da origem do zumbido provocado pelas asas do inseto no seu quarto. Ou, pior que isso, pela comichão e inchaço após a picada. Mas um problema muito maior que pode não saber é a potencial propagação de doenças.

 

Um vetor é definido como organismos vivos que podem transmitir patógenos de uma pessoa infetada para outra. Uma doença transmitida por vetores (DTV) é uma doença transmitida pela picada de uma espécie de artrópode infetada como mosquitos, carrapatos ou moscas. Os mosquitos estão entre os maiores vetores de doenças do mundo, com mais de mil milhões de casos registados todos os anos e, consequentemente, responsáveis por mais de um milhão de mortes. Os mosquitos podem transmitir Malária, Chikungunya, Dengue, Febre amarela, Nilo Ocidental, Zika e muitos outros vírus infecciosos.

 

AUMENTO DO RISCO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES

Devido às alterações climáticas e à globalização, houve a propagação de DTV para além das áreas tropicais. As DTV surgem cada vez mais em regiões temperadas. Todos os anos surgem novos relatórios de países relativamente ao aparecimento de novos casos de insetos e doenças invasivas. Com o aumento da prevalência de DTV, a consciencialização do consumidor relativamente às medidas preventivas também tem vindo a aumentar.

 

Desde o final dos anos 90, o Centro Europeu de Controle de Doenças tem vindo a alertar sobre a enorme propagação de espécies de mosquitos invasoras na Europa, incluindo: Anopheles sp. (portador do patógeno da malária), Culex sp. (portador do vírus do Nilo Ocidental) ou Aedes sp. (portador dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya).

 

Algumas das espécies dominantes de vetores de Anopheles na Europa são Anopheles atroparvus ou Anopheles sergentii, que são portadores do patógeno da malária. Nos últimos anos, um número crescente de casos importados de malária ocorre devido a viagens internacionais e imigrantes de países endêmicos da malária. Dos 8.400 casos de malária, 99% foram devidos a viajantes infetados que regressaram a casa, mas os casos esporádicos de infeção local também estão a aumentar.

 

O Culex pipiens, o mosquito comum, é encontrado em todo o mundo e pode ser portador do vírus do Nilo Ocidental. De 2017 a 2018, o número de casos relatados do vírus do Nilo Ocidental na Europa aumentou para mais de 1500. Este número cresceu sete vezes de um ano para o outro e também excedeu o número total de casos dos sete anos anteriores.

 

Os mosquitos das espécies de Aedes aegypti, que podem transmitir dengue, já se encontram na Madeira e nas áreas costeiras do Mar Negro desde 2005. De 2012 a 2013, foram relatados mais de 2000 casos de infeção pelo vírus da dengue apenas na Madeira.

 

O Aedes albopictus, vulgarmente conhecido como mosquito tigre asiático, é portador dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya. Estes são os vetores mais relevantes de propagação causado pela atividade humana. Estes foram introduzidos na Europa pela Albânia em 1979 e, desde então, mais de 25 países europeus relataram pela primeira vez a sua presença.

 

Devido a esta ameaça crescente de espécies invasoras de mosquitos, é importante relembrar como se pode proteger proativamente, e à sua família, contra as doenças transmitidas pelos mosquitos.

Productos recomendados

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • História do Dia Mundial do Mosquito
    Artigos
    História do Dia Mundial do Mosquito