O que é preciso para matar uma barata? Conheça as suas capacidades de sobrevivência

As baratas são um inseto muito antigo, comum e forte que vive em diversos lugares. São omnívoras e podem sobreviver às condições mais extremas.

You need to accept cookies to play this video

O QUE É PRECISO PARA MATAR UMA BARATA? CONHEÇA AS SUAS CAPACIDADES DE SOBREVIVÊNCIA

As baratas são um inseto muito antigo, comum e forte que vive em inúmeros lugares. Elas são omnívoras, podem sobreviver nas condições mais extremas, e são mais resistentes à radiação do que os humanos. Todos nós já ouvimos falar em como as baratas são indestrutíveis! Como elas lidam com os níveis de radiação ou vivem semanas sem cabeça? É possível exterminá-las se tudo isso for verdade? Vamos descobrir!

 

OS NOSSOS ANTEPASSADOS

As baratas são uma espécie antiga. Elas permaneceram quase inalteradas desde a sua primeira aparição, há 300 milhões de anos, embora os seus antepassados não tivessem algumas das partes que elas possuem hoje. As baratas são insetos comuns e fortes que podem suportar uma ampla variedade de condições e climas, especialmente tropicais e subtropicais. Este inseto é capaz de tolerar baixas temperaturas, o que lhes permite viver no Ártico. Algumas dessas espécies são capazes de viver em temperaturas de -122ºC produzindo uma espécie de substância “anticongelante” no seu corpo. Enquanto a natureza das baratas permite que sejam resistentes, as suas habilidades sociais permitem que construam estruturas elaboradas para a coexistência e comunicação com outras de sua espécie.

 

LOCAIS PARA VIVER

As baratas habitam numa grande variedade de lugares: algumas vivem em restos de vegetação, madeira podre, pilhas de lixo, etc. Algumas baratas desenvolveram mecanismos de sobrevivência sem acesso à água. E, inversamente, outras espécies de baratas são aquáticas - vivem perto de fontes de água e nadam nelas para encontrar comida. Muitas delas respiram perfurando a água com uma parte da sua anatomia que serve de snorkel, embora outras tenham uma bolha de ar sob a caixa torácica. Na floresta, elas podem esconder-se em ninhos de pássaros e insetos, ou entre cogumelos. Aproximadamente 20 espécies de baratas vivem com temperaturas e humidade semelhantes às necessárias para o Homem. As baratas domésticas passam 70 a 80% das suas vidas em fendas, o que torna difícil descobrir que elas ali vivem.

 

CRIATURAS ONIVOROSAS

As baratas são um dos insetos mais resistentes porque são capazes de permanecer ativas por um mês com recursos limitados. Normalmente, elas são omnívoras. As baratas podem alimentar-se de qualquer coisa, desde que seja orgânico: pão, fruta, pele, papel, cola, cabelo, insetos mortos, roupas sujas e até álcool.

 

Não é um mito que a cabeça de uma barata seja capaz de viver e mover suas antenas por várias horas. Sabia que o corpo de uma barata bem alimentada pode viver até várias semanas sem a sua cabeça? Acredita-se que as baratas serão as únicas que viverão na Terra depois da humanidade se destruir numa guerra radioativa. Na verdade, este inseto tem muito mais capacidade (6 a 15 vezes mais) de resistir à radiação do que o homem. Isso deve-se ao ciclo das suas células pois estas são mais resistentes à radiação quando estão em processo de divisão.

 

Não há dúvida de que as baratas são os insetos mais resistentes do mundo. A mãe natureza forneceu-lhes capacidades únicas que lhes permitem sobreviver e escapar de qualquer ameaça. Embora apenas 20 espécies das 3600 existentes sejam encontradas em áreas habitadas por pessoas, elas são uma massa sólida de doenças prejudiciais à saúde humana e, obviamente, ao conforto. Para as remover de forma rápida e permanente, e até mesmo prevenir pragas destes insetos, utilize Dum Dum Baratas e Formigas.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)