Skip to Content

O que fazem as formigas na sua comida, para além de a comer?

A migração das formigas pode levar ao aparecimento e reprodução de diversos patogéneos nos nossos alimentos que causam doenças perigosas. Adicionalemnte, as formigas podem também causar estragos na sua casa, como nos móveis ou em aparelhos elétricos.

As formigas são insetos altamente inteligentes e eficientes, que desempenham um papel importante no equilíbrio do meio ambiente. Pode ficar a observar estes insetos durante horas, mas esse interesse perde-se rapidamente assim que elas aparecem na sua casa e começam a explorar sua dispensa. Se elas acabarem por ficar na sua casa, podem causar graves problemas, pois comerão qualquer alimento que possa cair nas suas mãos. Além disso, elas estragam tudo onde tocam devido às suas secreções. Livrar-se delas sozinho é bastante difícil, mas é possível com algumas regras e medidas preventivas.

 

PREFERÊNCIAS POR ALIMENTOS

As formigas são famosas por serem omnívoras, especialmente as formigas da floresta e do campo, que vemos muitas vezes carregando moscas mortas ou migalhas de pão. As formigas faraó - a praga doméstica mais comum – distinguem-se especialmente pela sua versatilidade em termos de alimentação. Elas podem encontrar fontes abundantes de comida facilmente, mesmo num apartamento perfeitamente limpo. Essa espécie de formiga alimenta-se de quase tudo: uma gota de óleo que caiu no chão, algumas migalhas, açúcar na mesa... Com toda essa comida fazem com que a colónia possa crescer e desenvolver com segurança.

 

PEQUENAS TRANSPORTADORAS

Enquanto procuram por comida, as formigas podem viajar grandes distâncias. Durante as estações quentes, esses insetos podem entrar na sua casa após visitar casas de banho públicas e até mesmo caixotes do lixo. Depois, eles marcham pelo balcão da sua cozinha, armários e outros lugares onde podem encontrar comida. Embora não seja algo que aconteça com frequência, essa migração pode levar ao aparecimento e reprodução de vários patógenos nos seus alimentos que causam doenças perigosas.

 

Essas doenças incluem:

Disenteria - uma doença grave causada por bactérias do género Shigella. Manifesta-se de forma aguda ou crónica e é caracterizada por uma lesão que afeta o funcionamento do intestino e do estômago.

 

Febre tifóide - doença infecciosa causada por uma das espécies de salmonela, caracterizada pela lesão do sistema linfático do sistema gastrointestinal.

 

Difteria - uma doença causada pela bactéria de Leffler. É caracterizada por uma intoxicação geral do corpo e pelo aparecimento de feridas na boca e na nasofaringe.

 

Salmonelose - causa danos ao trato gastrointestinal, desidratação e intoxicação do corpo.

 

As formigas são também portadoras de ovos de vermes que causam o desenvolvimento de helmintíases. Esses vermes transmitem doenças perigosas que ameaçam a sua saúde e a vida dos nossos animais de estimação. Eles criam os seus próprios depósitos de alimentos em locais de difícil acesso, onde se tornam inutilizáveis para consumo e também um terreno fértil para micro-organismos nocivos e fungos de mofo.

 

CUSTOS ADICIONAIS

Além disso, as formigas constroem os seus ninhos em aparelhos elétricos, o que pode causar curtos-circuitos elétricos e falhas. Eles também podem comer couro natural e tecido e, portanto, pode começar a encontrar buracos nas suas roupas.

 

As formigas carpinteiras receberam esse nome devido à sua habilidade de roer madeira para criar os seus ninhos. Depois de instalados na sua casa, esses insetos continuam a fazer buracos nos móveis e outros móveis de madeira.

 

Podemos concluir, portanto, que é melhor evitar o seu comportamento destrutivo e não hesitar em recorrer a remédios profissionais! Produtos químicos, sprays, cremes e gel podem ser usados para combater formigas. Também recomendamos o uso do Dum Dum Baratas e Formigas.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)