Caminhar em zonas verdes sabe sempre bem, excluindo uma coisa: as moscas

Quando chegar ao seu destino certifique-se de que limpa o local, de modo a reduzir o risco das moscas se juntarem à sua volta.

Não há nada mais irritante do que moscas à volta da sua comida num piquenique ou durante um churrasco ao ar livre. Além de parecer feio, a presença de moscas na comida recém-cozinhada pode ser prejudicial para a saúde, especialmente das crianças. Neste artigo, descobrirá os motivos pelos quais as moscas tentam invadir o seu piquenique, e algumas recomendações sobre como relaxar e aproveitar o ar livre sem a companhia delas.

 

MOSCAS EM ZONAS VERDES

A conhecida e reconhecível mosca (Brachycera Diptera) vive na maioria dos climas da Terra e é possível encontrá-la em quase todos os lugares. É comum ser chamada de mosca doméstica, uma vez que literalmente vivem nas casas das pessoas e perseguem seus alimentos e resíduos. No entanto, estas espécies são capazes de viver ao ar livre, especialmente em parques, onde frequentemente encontram lixo para se alimentarem e reproduzirem.

 

Para lhe dar algumas informações sobre porque são perigosas para a sua saúde, é suficiente dizer que as moscas passam a maior parte das suas vidas a descobrir locais sujos e os seus pés têm mais de 5 milhões de germes. Por isso, as moscas são consideradas portadoras de grandes quantidades de bactérias, que depositam no solo, às vezes na forma de um vómito amarelado, que usam para amolecer as migalhas. As moscas transmitem febre tifóide, cólera, disenteria e tuberculose, e espalham patógenos sempre que depositam resíduos. Isto torna a sua taxa de transmissão de doenças uma das mais altas de todas as pragas.

 

TUDO PRONTO PARA O PIQUENIQUE?

Comida e bebida pronta? Toalha de mesa e os óculos de sol? Tem tudo? Não se esqueça de levar um par de luvas de plástico e sacos de lixo! Quando chegar ao seu destino, certifique-se de que limpa os arredores - as moscas são atraídas por odores fortes e assim reduzirá o risco delas se juntarem a si e de recolherem os excrementos do seu cão ou o lixo à sua volta com antecedência. Se você estiver a planear uma festa ao ar livre, certifique-se de que os restos de comida são ensacados e colocados num recipiente com tampa fechada.

 

SALVE O SEU QUINTAL

Se tiver problemas com moscas no seu quintal ou jardim, também pode prevenir o seu aparecimento. Corte a relva com frequência e isso tornará o ambiente desconfortável para elas – as moscas gostam de se esconder em relva alta, portanto, mantenha os arbustos limpos e não deixe as pilhas de detritos a apodrecer depois do corte. Outra dica seria livrar-se de fontes de água estagnadas, como calhas ou pneus - isso também ajuda a reduzir o risco de mosquitos. Nunca deixe restos de carne ou outros alimentos após os churrascos, pois estes atraem moscas e até vespas.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)