Skip to Content

Faça você mesmo: 5 remédios caseiros para dizer adeus às moscas

Os corpos das moscas carregam grandes quantidades de bactérias prejudiciais para a nossa saúde, e portanto, durante os anos, as pessoas procuraram maneiras eficazes de eliminar esses insetos. Alguns remédios caseiros que passaram nos testes ao longo do tempo são armadilhas caseiras, vinagre ou óleos essenciais repelentes.

FAÇA VOCÊ MESMO: 5 REMÉDIOS CASEIROS PARA DIZER ADEUS ÀS MOSCAS

As moscas são quase onipresentes e podem arruinar a vida até dos proprietários mais cuidadosos. Esses insetos entram facilmente nas nossas casas - eles podem estar literalmente nos nossos calcanhares! Se ficarem na nossa casa ou apartamento só vão trazer problemas porque os corpos das moscas são perfeitos para transportar vários tipos de bactérias nocivas. Existem muitos tipos de moscas, mas apenas algumas vivem perto de humanos e causam todos os tipos de danos. Este artigo é dedicado a revisitar os métodos tradicionais para se livrar das moscas.

 

LIMPAR TUDO QUE OS ATRAI

Para eliminar as moscas, deve começar-se sempre por limpar a casa (e deve começar pela cozinha). Ao mesmo tempo, deve tentar descobrir de onde elas vêm e onde se reproduzem. Pode ser um saquinho de chá que caiu para trás do lixo, um frasco de doce aberto, um pacote de sumo, batatas estragadas ou frutas podres. Para as moscas, basta um pedaço de comida preso no lava-loiça. Uma das maneiras mais fáceis de se livrar das moscas é matá-las de fome. Assim que não tiverem nada para comer, desaparecerão. Não se esqueça de esconder a comida dos seus animais de estimação e deitar o lixo fora regularmente!

 

VAMOS VINAGRE!

Experimente utilizar o cheiro forte do vinagre para matar as moscas! A primeira forma é fervendo o vinagre – as moscas vão sair do local por causa dos vapores. No entanto, deve ter cuidado com esta prática e observá-la cuidadosamente para que o vinagre não queime. Outra forma é encher 1/3 de uma jarra com vinagre e cobrir o gargalho com um papel ou pano com furos de 5 a 6 mm. As moscas entrarão e morrerão inevitavelmente.

 

ARMADILHAS CASEIRAS

Faça suas próprias armadilhas para moscas. Comece por cortar o topo de uma garrafa de plástico. Coloque um pouco de água com açúcar na base e, de seguida, coloque a parte de cima que cortou de cabeça para baixo de forma que o gargalo da garrafa fique dentro da mesma, mas sem tocar na mistura. As moscas vão entrar dentro da armadilha e não serão capazes de sair.

 

Outra armadilha pode ser feita com uma lata. Latas de sopa ou latas de comida dos animais de estimação funcionam. Limpe-as com água quente e deixe secar. Cubra-a com fita adesiva, com a cola para cima – de modo a que a superfície seja pegajosa ao tentar remover a fita. Coloque uma lanterna dentro e deixe-a durante a noite. As moscas serão atraídas pela luz e ficarão coladas na lata.

 

COCKTAIL DE ÓLEOS ESSENCIAIS

Misture num recipiente o seguintes ingredientes: óleos de lavanda, citronela, eucalipto; pimenta; adicione azeite ou óleo vegetal, e um pouco de vodka. Coloque a mistura nos locais onde não quer moscas como na cozinha ou perto de janelas, e desfrute do momento (e do bom cheiro dos óleos). Este método é mais útil no exterior, durante um jantar na esplanada, por exemplo.

 

ASPIRE-AS!

Se funciona! Dificilmente se consegue livrar de todas as moscas com apenas um mata-moscas. Contudo, elas nunca conseguirão escapar de um pequeno aspirador de pó portátil. Dispare a sua arma e mova-a em direção à vítima. A mosca será sugada da parede e, se tentar descolar, irá diretamente para o aspirador. Agora, essa técnica só funciona em superfícies sólidas e é quase impossível aspirar uma mosca no ar – mas pode sempre tentar!

 

PARA RESUMIR

Os remédios caseiros são essenciais para combater pequenos grupos de insetos que conseguiram entrar na sua casa. Além disso, muitos deles são úteis quando alguém do agregado familiar tem alergias. Estes métodos não prejudicam o meio ambiente nem as pessoas, especialmente aqueles feitos de óleos essenciais e substâncias como o açúcar e óleo. Se tiver problemas recorrentes com moscas deve sempre procurar remédios profissionais, como Dum Dum Moscas e Mosquitos.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)